As regras para abrir uma conta bancária em Londres mudaram bastante desde fevereiro de 2017, especialmente no que diz respeito á prova de endereço. Os procedimentos podem variar um pouco de acordo com o banco e de agência bancária também, de acordo nossa experiência. Mas a documentação é praticamente a mesma. A maioria das pessoas que chegam para morar em Londres abrem, inicialmente, a conta mais básica disponível, principalmente se você não tem uma grande quantidade inicial de dinheiro para transferir. Alguns bancos possuem uma “New to UK” account como o Lloyds Bank, então entre em contato com eles para saber o tipo de conta para você.  Quase todos os bancos, se não todos, oferecem um cartão de débito para pagamentos em débito em conta e sacar dinheiro gratuitamente na maioria dos caixas eletrônicos. Um cartão de crédito somente é oferecido depois de um certo tempo de movimentação da conta. Se estiver em Londres, peça diretamente pelo seu Contactless, você poderá usar também no transporte público. Alguns bancos podem pedir referências de bancos anteriores e podem solicitar também uma quantia em dinheiro para que seja depositada em sua conta. 

Quem pode abrir conta bancária em UK? 

Turista ou pessoas com visto irregulares não podem abrir conta. Se você não for cidadão britânico ou europeu, também é necessário apresentar o seu cartão residência, visto (mais de 3 meses de estudo em uk), carta de permanência, ou qualquer documento que o governo tenha produzido para provar que você tem o direito de estar no Reino Unido. Pessoas com o Family Permit também podem abrir conta. 

Se você se encaixa neste perfil, siga os passos abaixo.

1- Faça uma pequena pesquisa e decida em qual dos diferentes bancos disponíveis você quer abrir conta. Decidimos colocar este como o primeiro passo para abrir uma conta bancária em Londres porque já vimos muita gente perdendo tempo indo até as agências sem saber a documentação necessária e o procedimento. 

Barclays: www.barclays.co.uk 

HSBC: www.hsbc.co.uk 

Lloyds: www.lloydsbank.com 

TSB: www.tsb.co.uk 

Natwest: personal.natwest.com 

Nationwide: www.nationwide.co.uk 

RBS: www.rbs.co.uk

Halifax: www.halifax.co.uk

Santander: http://www.santander.co.uk 

 

2 - Prepare a documentação necessária. Normalmente, os documentos solicitados são: 

- Documento de identificação com foto - Social Security Card, Driver’s License (carteira de motorista), ID (identidade), Passport (passaporte) europeu ou VISTO. 

- Comprovante de endereço (Proof of Address) - Contrato de aluguel ou compra do imóvel no seu nome ou alguma conta (utility bill). Se ainda não tiver isto, os principais bancos - Lloyds e Barclays - lhe dão a opção de apresentar uma carta do GP local (posto de saúde correspondente ao seu postcode). Para fazer isto, basta registrar-se, e escrever uma carta a mão solicitando o tal documento. O custo é £25 e leva até 3 semanas para o envio da carta por correio.

- O Natwest por exemplo, oferece a possibilidade de você mudar o endereço na conta do Brasil, e tirar um extrato para que seu nome aparece neste documento com o endereço de UK.

- O Halifax, abre a possibilidade de apresentar contrato de trabalho no seu nome com seu endereço.

 

3 - Faça um agendamento ou vá até o banco para apresentar a documentação. 

A abertura de conta costuma ser feita pessoalmente, mas hoje em dia alguns bancos permitem que seja feita por telefone, por correio ou mesmo online. Através da pesquisa inicial, você saberá o procedimento a seguir. 

Neste passo, você pedirá o agendamento na agência (normalmente recomendamos que seja feita em alguma mais próxima da sua casa, pois assim será mais fácil quando necessitar de alguma solicitação). Verifique o endereço correto, horário de atendimento e se você está com toda a documentação necessária. Tudo o que não queremos é perder tempo. 

 

Quanto tempo leva para abrir uma conta bancária? 

O tempo necessário para processar essa aplicação deve levar 2 dias, mas normalmente o cartão chegará na sua casa entre 7 ou 10 dias úteis. 

 

4 - Espere seu cartão, ative-o e sua conta estará aberta. 

Preste atenção na chegada do seu cartão do banco pelo correio. Além disso, a senha do cartão chega em uma correspondência separada, nunca juntamente com o cartão, por questões de segurança.  Assine o seu cartão e ative, normalmente em um dos caixas eletrônicos espalhados pela cidade. Você tem ainda a opção de mudar a senha do cartão. 

Além disso, normalmente para a ativação do cartão nos serviços online, você receberá uma nova correspondência - senha á parte. 

**** Recomendamos que você baixe imediatamente a app do seu banco para realizar transações, isto facilitará muito a sua vida. 

 

Este texto foi escrito por Roberta Weber Calabró, fundadora da Steps to Fly e sócia-fundadora da empresa MeuQuartoemLondres.

 

Galeria de Fotos
Meu Quarto em Londres
Dicas e Notícias Relacionadas Acessar Todas
  • 16.08.2019
    Principais tipos de visto para o Reino Unido!
  • 23.06.2019
    5 bares/restaurantes em Londres para comer e beber ao ar livre
  • 27.01.2019
    Nosso site exclusivo de ebooks gratuitos
  • 19.11.2018
    5 coisas imperdíveis para fazer em Londres em Dezembro

Assine nossa newsletter